ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO INTEGRAL OSWALDO ARANHA
PARTE DIVERSIFICADA: DISCIPLINA ELETIVA
LENGUA Y CULTURA HISPANOHABLANTE
EMENTA
A disciplina Lengua y Cultura Hispanohablante se propõe a auxiliar os alunos no desenvolvimento de suas habilidades linguísticas por meio da aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira. Partindo de uma visão pós-estruturalista estabelecemos uma
visão dialética entre língua e cultura, onde a língua determina e é determinada
pela cultura. Sendo assim, entende-se que o processo de ensino/aprendizagem de
uma língua - seja ela materna ou estrangeira - não pode estar dissociado de
suas culturas.
A disciplina está fundamentada nas seguintes leis:
Lei Federal nº9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBN), artigo 26, que propõe ao currículo uma Parte Diversificada que fornece diretrizes para
a concepção das Disciplinas Eletivas no Ensino Integral.
Lei Federal nº11.161/05 que torna obrigatória a oferta do ensino da língua espanhola pela escola nos currículos plenos do ensino médio, sendo de matrícula facultativa para o aluno.
ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
Ciências Humanas e Sociais/ Linguagens, Códigos e suas
tecnologias.
PÚBLICO ALVO
Alunos do
Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª série).
PROFESSOR
Fabio S. do Prado
JUSTIFICATIVA
No contexto da educação regular, a disciplina Língua
Estrangeira Moderna (LEM) contribui decisivamente para a formação mais ampla do
indivíduo, visto que possibilita o contato do educando com outros modos de
sentir, viver e expressar-se.
A língua espanhola é a segunda mais falada no mundo e, além
da natureza histórica, relacionada às nossas raízes ibéricas, com reflexos
claros tanto sobre a nossa cultura quanto sobre a nossa língua, seu ensino
constitui um gesto político importante dado por nosso país no sentido de
integrar-se às nações irmãs e vizinhas pelo conhecimento do idioma que nelas se
fala, predominantemente, e pelo estudo de sua cultura.
A aprendizagem de uma língua não pode estar desvinculada de
sua cultura. O espanhol é o idioma oficial de 22 países, falado por mais de 500
milhões de pessoas, incluindo nativos e não-nativos, repleto de saberes
culturais que o ajudaram - e ainda ajuda - a se formar.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar ao aluno adquirir competências e habilidades
relacionadas à língua espanhola, fortalecendo a Base Nacional Comum e auxiliando o aluno no desenvolvimento do seu Projeto de Vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Dialogar as culturas dos alunos com as culturas hispânicas.
- Desenvolver as habilidades e competências socioculturais, funcionais e linguísticas em língua espanhola.
- Fortalecer o Protagonismo Juvenil dos alunos.
- Auxiliar no Projeto de Vida dos alunos.
- Articular os Quatro Pilares da Educação fundamentados pela UNESCO.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS
- Reconhecer e utilizar, em emissões orais claras, palavras, expressões e frases de uso corrente relativas a si próprio e aos contextos imediatos.
- Preencher formulários com informações pessoais básicas e formular perguntas e respostas sobre essas informações.
- Ler e localizar no texto palavras e frases referentes à descrição de si mesmo, de pessoas, de locais e/ou de objetos de uso pessoal e do cotidiano.
- Fazer breves descrições de si mesmo, de pessoas, de locais e/ou de objetos de uso pessoal e do cotidiano.
- Relatar atividades cotidianas (rotina diária).
- Responder, oralmente ou por escrito, a questões a respeito do aparecimento do castelhano na história, a sua implantação na América, as transformações em contato com outras línguas e a sua situação atual no mundo.
- Identificar, em textos orais e pequenas transcrições, os aspectos mais destacados das variedades de pronúncia do espanhol.
- Elaborar perguntas e respostas sobre naturalidade, nacionalidade e localização geográfica.
CONTEÚDOS
Socioculturais
- O aluno e seu contexto imediato: família, casa, escola, bairro, cidade.
- Relações interpessoais: simetria, assimetria, cortesia, afetividade.
- Denominação do idioma (castelhano/espanhol), surgimento e situação geopolítica. Estudo crítico das situações de bilinguismo e diglossia no mundo hispânico.
- Situação geográfica, aspectos históricos, políticos e sociais do mundo hispânico.
- Variedades linguísticas de diferentes naturezas (geográficas, sociais etc.).
Funcionais
- Formas de tratamento, apresentações, fórmulas usadas ao telefone, saudações.
- Informações pessoais básicas: dar e pedir informações.
- Descrição de si mesmo e dos outros.
- Descrição e identificação de objetos de uso pessoal e do cotidiano.
- Relato de atividades cotidianas.
- Situação de si mesmo, de fatos, lugares e pessoas no espaço e no tempo.
Linguísticos
- Emprego dos pronomes pessoais (do sujeito), demonstrativos e interrogativos.
- Os determinantes.
- Verbos no presente do indicativo (de estado e/ou ação, reflexivos e pronominais).
- Flexões dos substantivos e adjetivos.
- Numerais e horas.
- O alfabeto.
- Sinais de pontuação (funcionalidade da interrogação e exclamação invertidas).
- Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados.
- Localização temporal: verbos basicamente no presente do indicativo e os relacionados aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados (de estado e/ou ação, reflexivos e pronominais).
- Marcadores temporais.
- Localização espacial: preposições e advérbios de lugar.
- Fonemas e alofones em diferentes variedades do espanhol e em contraste com a língua portuguesa: yeísmos, seseo.
- Léxico relacionado aos conteúdos socioculturais e funcionais trabalhados: nomes de países, regiões, cidades e adjetivos pátrios.
TEMA TRANSVERSAL
Pluralidade Cultural
METODOLOGIA
- Aulas expositivas e dialogadas; abordagem comunicativa
- Aulas práticas; abordagem por tarefas
- Discussão de textos a partir de leituras individuais e/ou coletivas
- Atividades de áudio e vídeo (músicas e diálogos contextualizados)
- Atividade de conversação
RECURSOS DIDÁTICOS
- Livro Didático
- Imagens
- Folha de atividades
- Acesso à internet
- Dicionário bilíngue
- Aparelho reprodutor de áudio e vídeo
- Data show
- Lousa
DURAÇÃO
O curso contempla duas aulas semanais durante um semestre.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua acompanhando o desenvolvimento e empenho
dos alunos nas atividades propostas.
CULMINÂNCIA
Apresentação das atividades produzidas em sala de aula.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Ministério da Educação. Orientações Curriculares
para o Ensino Médio: linguagens e códigos e suas tecnologias. Brasília.
Secretaria da Educação Básica. 2006.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Nacionais do
Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria da
Educação Média e Tecnológica. 2000.
CANDAU, Vera Maria & MOREIRA, Antônio Flávio (orgs). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
CARBONIERI, D. (orgs.) Práticas de multiletramentos e
Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. São Paulo:
Pontes, 2016, pp.57-80.
GARCÍA
MARTÍNEZ, A.; ESCARBAJAL FRUTOS, A.; ESCARBARAL DE HARO, A. La interculturalidad.
Desafío para la educación. Madrid: Dykinson, 2007.
MOITA LOPES, Luiz Paulo. Ensino de inglês como espaço de
embates culturais e de políticas da diferença. In: JORDÃO,C., GIMENEZ, T. &
ANDREOTTI, V. (orgs). Perspectivas educacionais e o ensino de inglês na escola
pública. Pelotas: Educat, 2005.
PARAQUETT, Marcia. Multiculturalismo, interculturalismo e
ensino/aprendizagem de espanhol para brasileiros. In:BARROS, Cristiano Silva de
e GOETTENAUER, Elzimar de Martins Costa (Coord.). Espanhol: ensino médio.
Brasília: Ministério da Educação, secretaria de educação Básica, 2010, 292p.
Coleção Explorando o Ensino, v. 16, p. 137-156. ISBN 978-85-7783-040-4.
PARAQUETT, Marcia. Multiculturalismo y aprendizaje de
lenguas extranjeras. In: Actas del II Simposio José Carlos Lisboa de Didáctica
de Español para Extranjeros. RJ: Instituto Cervantes.
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B. ; CORACINI, M. J. R. F. . O discurso da cultura e a questão da
identidade em livros didáticos de francês como língua estrangeira. In: Maria
José Rodrigues Faria Coracini. (Org.). Identidade e Discurso: (Des) construindo
Subjetividades. Chapecó, SC e Campinas, SP: Editora Argos e Editora da UNICAMP,
2003, v. , p. 363-385.
SÃO PAULO, Secretaria da Educação do Estado. Currículo do
Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias; coordenação geral:
Maria Inês Fini; coordenação da área: Alice Vieira. 2. Edição – São Paulo: SE,
2011 : Língua Estrangeira Moderna – Espanhol.
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